Arquifes 2020

Na história dos arquivos muito se perdeu, seja por decisões governamentais equivocadas ou por desconhecimento da sua real importância por parte da própria instituição a qual serve. Esse ranço cultural, em meio ao atual cenário contemporâneo, impulsionado pela revolução tecnológica e incertezas políticas parece que só cresce, tornando crucial aprofundar a discussão sobre o quadro atual e futuro dos arquivos das IFES, a fim de mais bem gerir e salvaguardar a documentação que é um patrimônio público institucional e cultural.

As IFES, instituições com trajetória histórica conhecida, tem o extremo dever de cuidar da produção documental de suas atividades, por ser local produtor e disseminador de saberes. Dentre suas tarefas, existem aquelas encarregadas de preservar a memória e difusão do conhecimento produzido, o que requer um trabalho hercúleo para os arquivistas executar e encontrar novas formas de fazê-lo, respeitando os princípios legais arquivísticos.

O Fórum Regional de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior do Norte e Nordeste (ARQUIFES N/NE) é um encontro de porte técnico-científico, consolidado entre os principais fóruns de discussão dos profissionais da área de informação. Busca integrar arquivistas atuantes nas Instituições Federais de Ensino Superior – IFES, pesquisadores, docentes e discentes do meio arquivístico e de áreas de interfaces, bem como demais interessados em torno de uma questão central: o fortalecimento dos Arquivos das IFES.

A (re)configuração dos documentos arquivísticos nas IFES: política, transformação e desafios foi a temática escolhida, considerando a evolução do contexto atual, o desenvolvimento técnico-científico, econômico e cultural. Essa será a tônica da sua quinta edição, e representará mais uma imperiosa oportunidade de registrar e consolidar conhecimentos e experiências, capazes de solucionar os entraves que afetam os arquivos das IFES, esclarecendo o que for preciso saber a respeito de temas atuais direcionados ao âmbito da Arquivologia em suas múltiplas dimensões. Também oportuniza conhecer as boas práticas empregadas pelos arquivistas no seu dia a dia laboral, cuja socialização se dará por meio de conversas informais, comunicações orais e das oficinas que ocorrerão durante todo o fórum. Essas ações promoverão o contínuo aperfeiçoamento e estreitamento de laços entre os participantes, além de apoiar o ensino, pesquisa, extensão, inovação e à administração institucional.

A Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), vinculado à Pró-Reitora de Extensão (PROEX), foi a escolhida para sediar, pela primeira vez em solo Sergipano, nos dias 22 a 24 de abril de 2020, o V ARQUIFES N/NE, marcando este histórico momento para a universidade e também para o fórum, pois este último festejará 10 (dez) anos de trajetória, comprovando a sustentabilidade do debate técnico-científico no âmbito da comunidade arquivística das IFES, favorecendo o intercâmbio de saberes, experiências e o avanço da área.

Assim, queremos oferecer uma experiência incrível para você, convidando toda a comunidade e interessados nos assuntos documentais para juntos desfrutarmos desse privilegiado fórum de discussão e conhecimento, numa cidade tranquila, coberta de atrativos naturais, ótima infraestrutura urbana e de grande diversidade de patrimônio cultural e imaterial.
Sigamos juntos!

HISTÓRICO FÓRUM REGIONAL ARQUIFES – NORTE/NORDESTE

Realizado preferencialmente antes dos Encontros Nacionais, o Fórum Regional é resultado do desdobramento regional do I ENARQUIFES, e possibilita aos arquivistas e técnicos em arquivo das IFES desta região, debater e formular políticas arquivísticas, compartilhar informações, discutir temas mais sensíveis às demandas profissionais, fortalecer a articulação entre os arquivistas e técnicos em arquivo, bem como aproximar esses profissionais, dos mais diversos estados da região norte e nordeste, inclusive de outras regiões.

A realização do I ARQUIFES na região Nordeste foi uma iniciativa pioneira. Construída de forma coletiva por uma comissão composta por Renato Motta (UFRPE), Marcela Gonçalves (UFERSA), Eraldo Bezerra (UFPE), Claudio Rodrigues (UFBA), Solenar Nascimento (UFBA) e Louise Anunciação (UFBA). O evento foi realizado em 2010 no Campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco em Recife-PE.

Assim, entrou para a agenda de eventos da Arquivologia o I Fórum Regional ARQUIFES, produzido em solo nordestino, em que uma das finalidades foi confirmar a realização do II ENARQUIFES em 2011 na Região Nordeste, dando continuidade à discussão de propostas de ações e diretrizes a serem realizadas para o fortalecimento, integração de uma rede nacional, e melhoria das condições de trabalho nos arquivos das IFES.

A partir do II ARQUIFES, a região norte integra-se à região nordeste. Desde então, o fórum passou a ser inter-regional, representando as duas regiões, conforme solicitação dos representantes da Região Norte do Comitê Nacional de Arquivistas das IFES (CNIFES).

O retrospecto histórico de todas as edições do fórum, encontra-se condensado no quadro a seguir. Destaca-se os temas (quando houver), instituições responsáveis pela realização, locais e as datas dos acontecimentos.

EDIÇÕES ARQUIFES NORTE/NORDESTE



I ARQUIFES Nordeste. Tema não definido, porém destacou a promoção de discussões e reflexões acerca das definições dos modelos de colaboração entre os arquivistas da região Nordeste. E buscou estratégias de atuação na implantação de uma Política de Arquivos nas IFES. Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Recife, 13 e 14 de agosto de 2010






II ARQUIFES Norte/Nordeste. Tema não definido, mas o enfoque maior foi em torno da Lei de Acesso à Informação – LAI n° 12.527/2011. Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Centro de Convenções do Maceió Atlantic Suítes – Maceió, 5 a 7 de junho de 2013.









III ARQUIFES Norte/Nordeste. Sistematização técnica dos arquivos de uma IFES: reflexões, perspectivas e desafios. Universidade Federal do Ceará (UFC). Auditório Castelo Branco, Reitoria da UFS. Fortaleza, 15 a 18 de abril de 2015.








IV ARQUIFES Norte/Nordeste. Gestão, Preservação e Acesso dos Documentos Físicos e Digitais nas IFES. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Auditório da Reitoria do IFBA. Salvador, 17 a 19 de maio de 2017.




Local do Evento

ARQUIVO DO JUDICIÁRIO TJSE
22/04/2020  24/04/2020
Avenida Conselheiro Carlos Alberto Barros Sampai
o